quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aniversário de Vinicius de Moraes E SITE

Vocês se lembram do site que Mariana de Moraes falou que iria ser inaugurado na palestra? 

Está aí a notícia!


Site reúne obras de Vinicius de Moraes para comemorar 100 anos do poeta

Da Redação
14 de outubro de 2013 - 18h10
A página reúne fotos - inclusive imagens inéditas, discografia, prosa, críticas, textos teatrais e canções e vai ao ar no dia 19 de outubro - aniversário do poeta.
A VM Cultural, responsável pelos direitos autorais de Vinicius de Moraes, anunciou o lançamento do novo site www.viniciusdemoraes.com.br em comemoração aos 100 anos do poeta. A página reúne fotos - inclusive imagens inéditas, discografia, prosa, críticas, textos teatrais e canções.
Criado pela empresa 6D e coordenado pelo pesquisador Fred Coelho, o site entrará no ar no dia 19 de outubro - dia em que o poeta completaria o centenário.
Entre as curiosidades estão, por exemplo, uma fotografia feita em 1915 de Vinicius criança, zangado, sentado numa cadeira de palha, uma carta escrita para seu amigo Manuel Bandeira, que ele chamava carinhosamente de “Manezinho” e o manuscrito original da letra de Garota de Ipanema, segunda canção mais executada na história em todo o mundo.
"O site, que tem o objetivo de ser um espaço de referência para estudiosos, é o presente da família para o centenário. Para nós é importante manter as obras disponíveis a todos, com o conteúdo inteiramente revisado e uma curadoria familiar permanente. Buscamos os melhores profissionais para cuidar da obra de papai, mantendo sempre o alto nível e garantindo o alcance a quem se interessa pelo legado de Vinicius e não tem condições de ter acesso direto aos livros e aos discos. Queremos que, por exemplo, a professora de uma cidadezinha pequena saiba que pode contar com o site para pesquisar e ministrar uma aula em cima de um conteúdo correto", afirma Maria de Moraes, filha caçula e uma das sócias da VM Cultural. Ela acrescenta que o desejo de toda a família é que o ano do centenário de Vinicius seja de exaltação ao amor, à generosidade e à verdade com que o poeta viveu e o site certamente irá colaborar com isso.
vinicius-site
Aparência do novo site (Imagem: Divulgação)
Site e seções
O site apresenta o universo de Vinicius nas seguintes seções:
Poesia - Vinicius ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira. Neste espaço encontram-se na íntegra os nove livros de poemas de Vinicius e na segunda, quase 300 poesias avulsas organizadas em ordem alfabética.
Prosa - Apesar de constituir sua figura pública através da poesia e música, Vinicius foi um dos grandes prosadores de sua geração. A seção é separada em livros como “Para uma menina com uma flor” e jornais, com prosas de Vinicius publicadas em diferentes veículos.
Música – A discografia cobre a trajetória musical de Vinícius de Moraes entre 1956, lançamento do disco dedicado à trilha sonora da peça Orfeu da Conceição e 1980, ano de sua morte, dos últimos discos feitos com Toquinho. O site apresenta uma seleção dos principais discos de sua carreira:
Discos - com encartes, streaming de 30 segundos das canções e possibilidade de redirecionamento para o itunes de todos os álbuns de Vinicius.
Canções - letras de mais de 130 canções compostas por Vinicius.
Parceiros - resumos das carreiras dos principais parceiros de Vinicius.
Cinema – Estão disponíveis as críticas escritas por Vinicius de diversos filmes e publicadas em diferentes veículos de informação.
Teatro – Os roteiros escritos pelo artista também estão presentes no site com destaque especial para "Orfeu da Conceição". O texto é ilustrado com fotos das encenações, manuscritos e cartazes.
Vida e obra – Biografia cronológica da vida do poeta.
Amizade - Esta seção conta sobre a amizade de Vinicius com nomes como Carlos Drummond, João Cabral de Melo Neto, entre outros.
Vinicius - "Poesia, música e paixão", documentário produzido por João Máximo e Georgiana de Moraes (filha de Vinicius) em parceria com a Rádio Cultura e que foi ao ar pela primeira vez em 1993. Este ano está sendo veiculado na Rádio Batuta para comemoração do centenário e estará hospedado no novo site.
Galeria – Esta parte contém fotos de todas as etapas da vida de Vinicius e documentos históricos como o manuscrito da canção "Chega de Saudade".
Youtube – O site direciona o internauta para o canal oficial de Vinicius na rede, com a reunião de diversos vídeos da carreira do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário