No dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos,acreditou ter chegado à foz de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro. E foram embora. Só voltaram quando perceberam que os franceses em 1555. já tinham fundado uma colônia todo mundo de olho na madeira do pau-brasil. Ao lado dos franceses, os indios tupinambás.
Como resposta às intenções francesas, no dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas a expulsão definitiva dos franceses só ocorreu em 1567.
Para prevenir novos ataques, a cidade foi construída no Morro do Castelo. De lá dava para se ver a entrada da Baía de Guanabara, e vigiar se havia invasores...
Mas nem adianta procurar mais o Morro do Castelo, ele foi demolido, em 1921, foi demolido pelo prefeito da época Carlos Sampaio... Disseram que era necessário para arejar a cidade, mas nós sabemos que lá tinha vários cortiços. e era ocupado por pessoas pobres, que não combinavam com o centenário da Independência em 1922.
Do morro do Castelo, só sobrou a Ladeira de Misericórdia.
Após a ocupação do morro do Castelo, a população da cidade começou a ocupar a chamada Várzea, área plana compreendida entre os outros três morros (morro de São Bento, morro de Santo Antônio e morro da Conceição)
Para quem não sabe, o Rio de Janeiro, era repleto de lagoas... Todas elas do centro foram aterradas, para dar lugar a cidade que crescia... crescia...
Cresceu tanto, que todo mundo começou reclamar de falta de água..... Foi assim que apareceu os Arcos da Lapa ou Aqueduto da Carioca. O objetivo era levar água da nascente do Rio Carioca colhido no Silvestre junto a Santa Teresa até o chafariz do Largo da Carioca. abastecendo assim a população da cidade.
Tá vendo a Lagoa na frente? Depois foi aterrada e se transformou no Passeio Público.
O mar era ainda pertinho,,,para você ver como nossa cidade foi aterrada...
Cenas do próximo capitulo? Mudanças com a Família Real... aguarde!
Trabalho coletivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário