domingo, 22 de setembro de 2013

Contando História através da imagens...

Nossas turmas procuraram imagens para contar um pouco a história do Brasil e do Rio de Janeiro. Este é um trabalho coletivo


No século XIV e XV, por causa da invenção das caravelas, e o uso de bússola e astrolábios, navegantes portugueses e espanhóis passaram a navegar pelo mundo, em busca de riquezas.



As especiarias são temperos  usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. e ajudar a conservar alimentos . Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas. Naquela época eram super valorizadas, porque eram difíceis de plantar no clima do continente europeu e estavam na moda. Por este motivo todos queriam descobrir uma rota para Oriente alternativa para chegar mais rápido.  


Dizem que o Pedro Álvares Cabral pensava nisso quando chegou até o Brasil, em 22 de abril de 1500. Falam que ele e sua frota descobriram o Brasil, mas alguns historiadores dizem que já imaginavam que tinha terra por aqui. 


Bem na verdade, que chamaram os habitantes desta terra de índios... Terra que não imaginavam que era tão grande. Tanto que chamaram primeiro de Ilha de Vera Cruz. Foi um encontro estranho com bastante diferenças. Essas diferenças ficaram escritas na carta de Pero Vaz de Caminha. 



                                                 Pero Vaz de Caminha, para quem não sabe, foi o escrivão da frota de Cabral , incumbido de contar sobre a nova terra. A carta escrita ao Dom Manuel I, é considerada a certidão de nascimento do Brasil


Brasil virou colônia de Portugal. Portugal virou metrópole. Mas nos primeiros anos era só exploração. Buscavam o pau-brasil e iam embora. O pau-brasil era uma árvore com uma resina que se transformava em uma tinta avermelhada  que servia para tingir tecidos e madeira boa para construção de móveis e caravelas. Iam e vinham... Guardavam pau-brasil nas feitorias. E lógico usavam os índios para o desmatamento. 

Cenas do próximo capítulo... A história do Rio de Janeiro, parte 1 

Nosso trabalho coletivo                          

























Nenhum comentário:

Postar um comentário